Jovem do sexo masculino, de 35 anos de idade, sem antecedentes patológicos de relevo. Admitido no Serviço de Urgência por dor torácica direita de características pleuríticas, sem outros sintomas acompanhantes. Na auscultação pulmonar verificou-se uma redução do murmúrio vesicular no hemitórax direito. Não se encontraram outras anormalidades no exame físico segmentar. Os exames complementares incluindo hemograma, bioquímica, prova de função hepática, coagulação, função renal e eletrocardiograma não demonstraram alterações.
Efetuou telerradiografia do tórax que mostrou massa arredondada para-cardíaca direita (figura 1). A tomografia computorizada mostrou lesão expansiva mediastínica direita, com áreas de gordura macroscópica, com dimensões 92x81x70mm, sugestiva de teratoma mediastínico (figura 2). Os marcadores tumorais (alfa-fetoproteína e Beta-gonadotropina coriónica humana) também se mostraram normais.
O doente foi referenciado para a cirurgia cardiotorácica onde foi submetido a exérese total da lesão por esternotomia, sem intercorrências. O exame histológico mostrou aspetos morfológicos citoarquiteturais de teratoma maduro.
Por tratar-se de uma doença rara e de maior incidência em jovens, cujos sintomas iniciais são inespecíficos, os tumores do mediastino são frequentemente diagnosticados através de achados radiológicos1, dependendo a sintomatologia do tamanho e da localização da massa.
O tratamento de eleição do teratoma maduro consiste na ressecção total do tumor. A cirurgia é necessária para evitar possíveis complicações secundárias à compressão das estruturas adjacentes, rotura do tumor e degeneração maligna. O prognóstico é favorável após a resseção cirúrgica e habitualmente não há recorrência se a exérese for completa2.
Figura I

Telerradiografia do tórax que mostra a massa arredondada para-cardíaca direita
Figura II

TC torácica com lesão expansiva mediastínica direita, com áreas de gordura macroscópica, com dimensões 92x81x70mm
BIBLIOGRAFIA
1. Moraes RM, Tavares MRF, Vita AG, Bernardi Junior C, Sellera CAC, Ribeiro AT. Massa torácica sintomática em adulto jovem: teratoma gigante do mediastino. Relato de caso. Rev Bras Clin Med. São Paulo 2011;9(2):154-6.
2. Bandrés Carballo B, Parra Gordo ML, González Sendra MJ, Velasco Ruiz M, Olivera Serrano MJ. Teratoma maduro mediastínico.Rev Med Gen Fam2010;127: 198-200.