Doente do sexo masculino, de 73 anos, com história conhecida de hipertensão arterial e doença cerebrovascular crónica. Foi admitido no Serviço de Urgência por quadro de paraplegia súbita, sem traumatismo associado e dor cervical anterior, com irradiação descendente até ao abdómen. À observação apresentava paraplegia hipotónica, com hiporreflexia e hipostesia infra-umbilical. Realizou estudo analítico, tomografia computorizada (TC) - cânioencefálica, TC da coluna cervical e lombar, sem alterações significativas. Após exclusão de etiologia neurológica (central e periférica) e perante as queixas de dor cervical com irradiação até ao abdómen, realizou angio-TC-tóracoabdominal que mostrou dissecção da aorta ascendente, tipo A de Stanford (Fig. 1) e trombose mural do segmento descendente Tóraco-abdominal (Fig. 2).
A disseção aórtica aguda é uma emergência extrema1, que se manifesta geralmente por dor torácica e dorsal súbita e severa.2 A paraplegia como forma de apresentação é rara1e resulta de isquémia medular relacionada com a presença de hematoma intra-mural da aorta, por compromisso da Artéria Espinhal Anterior de Adamkiewics. A história natural da dissecção aórtica com hematoma intra-mural é muito variável e ainda pouco conhecida, pelo que a sua abordagem terapêutica não está completamente estabelecida.3
O doente manteve-se inicialmente sob monitorização rigorosa do perfil hemodinâmico e medidas de suporte, registando-se, como intercorrência, lesão renal aguda transitória, sem necessidade de técnica dialítica. Foi posteriormente submetido a implantação de conduto da aorta ascendente com exclusão da porta de entrada e cumpriu programa de reabilitação motora. No entanto, não se verificou melhoria do quadro neurológico deficitário e, após hospitalização prolongada, teve alta para uma unidade de cuidados continuados.
Figura I

Dissecção da aorta ascendente (tipo A de Stanford)
Figura II

Trombose mural do segmento descendente da aorta
BIBLIOGRAFIA
Referências:
1. Hdiji O,Bouzidi N,Damak M,Mhiri C. Acute aortic dissection presenting as painless paraplegia: a case report. Journal of Medical Case Reports 2016; 10: 99.
2. Sui R-B, Zhang L, Liu K. Aortic Dissection Presenting Primarily as Acute Spinal Cord Damage: a Case Report and Literature Review. The Journal of International Medical Research 2012; 40: 2014 – 2020.
3. Ponte M, Dias Ferreira N, Bettencourt N, Caeiro D, Fonseca M, Albuquerque A, et al. Hematoma intramural da aorta: evolução (im)previsível?. Rev Port Cardiol. 2014; 33(7-8).