página inicial
|
corpo editorial
|
normas de publicação
|
sobre a revista
EN
|
PT
HIPOACUSIA GRAVE APÓS MENINGITE BACTERIANA – A PROPÓSITO DE UM CASO CLÍNICO
Casos Clínicos
Doença Infecciosa e Parasitárias
Autor(es) :
Dra. Joana Eugénio Santos, Dra. Maria Inês Ribeiro; Dr. Tiago Ramirez; Dra. Vera Sarmento, Dra. Tereza Veloso, Dra. Conceição Barata.
Instituições :
 + 
Data de Aceitação :
Data de Publicação :
02-05-2018
ISSN :
2183-7546
RESUMO
A meningite bacteriana continua a ser uma causa importante de mortalidade e morbilidade. A hipoacúsia é a complicação neurológica mais frequente, sendo muito importante o seu diagnóstico precoce, através da avaliação auditiva, mesmo quando esta consequência não é percecionada. Os autores apresentam o caso clínico de uma doente de 58 anos, com antecedentes de carcinoma da mama, sob terapêutica imunossupressora, com provável meningite bacteriana a Streptococcus pneumoniae, medicada com os fármacos de primeira linha, incluindo corticoesteróides. No décimo dia de antibioterapia, a doente apresentou um quadro de hipoacúsia de novo, de instalação súbita. Esta condição, posteriormente, teve importantes repercussões nas atividades de vida diária. Os corticosteróides parecem diminuir a frequência de hipoacúsia como consequência de meningite, mas, tal como demonstrado neste caso, podem não ser suficientes.
Palavras Chave :
meningite bacteriana, hipoacúsia, Streptoccocus pneumoniae, costicosteróides, qualidade de vida, complicações neurológicas, avaliação auditiva
[ Ver Artigo Completo ]
COMENTÁRIO DOS LEITORES
COMENTAR ESTE ARTIGO
CLASSIFICAR ESTE ARTIGO
IMPRIMIR ARTIGO