Homem de 80 anos, vem ao Serviço de Urgência (SU) por apresentar movimentos involuntários do membro superior esquerdo de 7 dias de evolução.
O doente colocou pacemaker definitivo um mês antes do episódio de urgência por fibrilação auricular com resposta ventricular lenta. Sem complicações imediatas pos-implantação.
Medicação habitual: Dabigatrano, Beta-histina e Trimetazidina.
No SU o paciente realizou TAC-CE, que não revelou sinais de lesões expansivas intracraneanas, nem sinais evidentes de lesões vasculares agudas de natureza isquémica ou hemorrágica.
Foram também pedidas análises, sem alterações, e radiografia de tórax, no qual se observava a imagem do pacemaker com enrolamento total dos eléctrodos ao gerador de pulso (Fig.1). Na história clínica, o paciente explicou que os sintomas despoletaram após ter utilizado uma máquina de barbear sem guardar distância de segurança (aproximadamente 15cm).
Foi recolocado eletrocateter por via subclávia esquerda, com resolução do quadro clínico(Fig.2).
O síndrome de Twiddler é uma complicação rara (0,07-7%) das implantações de pacemaker definitivos¹ ³. É causado pelo deslocamento dos elétrodos, devido a manipulação por parte do paciente² ³. Os sintomas dependem da “nova posição adquirida” dos eléctrodos, podendo o paciente experimentar mioclonias rítmicas nos braços e músculos peitorais por estimulação do plexo braquial¹ ³ ⁴ como era o nosso caso, ou também contracção diafragmática por estimulação do nervo vago. Os pacientes podem ter sintomas de bradicardia por não funcionamento de pacemaker
A maioria dos casos é diagnosticada no primeiro ano após a implantação¹. Nas recomendações dadas aos portadores de pacemaker faz-se referencia a utensílios que podem interferir com o bom funcionamento do aparelho, como por exemplo sistemas de ignição de automóveis, detectores de metais, aparelhos de bio-impedância (medidores de gordura corporal), mas também secadores de cabelo ou máquinas de barbear electrónicas⁵.
O síndrome de Twiddler é raro, porém pode ter consequências letais devido a perda de função¹.
Figura I

Pacemaker com electrocateter enrolado no dispositivo
Figura II

Electrocateter já reposto
BIBLIOGRAFIA
¹Mandal S, Pande A, Kahali D. A Rare Case of Very Early Pacemaker Twiddler’s Syndrome. Heart Views. 2012;13(3):114-115
²Ali RG, Navaravong L, Cui J, Stoenescu M. An Uncommon twist on Twiddler’s Syndrome. Conn Med. 2012; 76 (2):81-83
³Moreira D, Santos L, Costa A, Nunes L, Santos J. Twiddler syndrome: rare cause of definitive pacemaker dysfunction. Acta Med Port. 2014;25:652-654
⁴Davis B. An Elderly Woman with Arm Twitching. Ann Emerg Med. 2009;54: 476,483
⁵Medtronic.com. Household and Hobby Items- Electromagnetic Compatibility Guide for Implantable Cardiac Devices (consultado 2015 Fev 8). Disponível em www.medtronic.com