Os autores apresentam o caso de um homem de 60 anos, ex-fumador de 30 unidades maço-ano, que recorreu ao Serviço de Urgência por febre com 2 dias de evolução, sem outra sintomatologia associada. Apresentava crepitações na base direita à auscultação pulmonar. Analiticamente com leucocitose (30290/μL) e elevação da proteína C reativa (196.7 mg/L), sem outras alterações de relevo. A radiografia torácica revelou uma hipotransparência nodular direita (Fig. 1). Para melhor esclarecimento realizou tomografia computorizada (TC) torácica que revelou uma extensa consolidação arredondada, de limites bem definidos, no lobo inferior direito, sem captação de contraste (Fig. 2 - A e B).
Ficou internado sob antibioterapia empírica dirigida a uma pneumonia adquirida na comunidade, tendo sido posteriormente isolado umStreptococcus pneumoniae nas hemoculturas, o que reforçou a suspeita de lesão infecciosa. Apresentou evolução clínica e analítica favorável e teve alta.
Reavaliado um mês após resolução do quadro em regime de consulta, com nova TC torácica que mostrou resolução completa das lesões (Fig. 2 - C e D), confirmando-se o diagnóstico de pneumonia pseudotumoral.
A pneumonia redonda ou pseudotumoral é uma apresentação radiológica rara, que corresponde a menos de 1% de todas as pneumonias na idade adulta, e surge precocemente no decurso da doença1. A hipótese fisiopatológica mais aceite é que o fluido exsudativo se dissemina centrifugamente pelos alvéolos periféricos, através dos canais interalveolares, causando o padrão não-segmentar e a forma arredondada da pneumonia2. Faz diagnóstico diferencial com carcinoma broncogénico e o achado de broncograma aéreo não é distintivo entre as duas patologias3. O controlo radiológico após a antibioterapia é obrigatório nestes casos4.
Figura I

Radiografia torácica com hipotransparência nodular que se projecta no hilo direito, parecendo posterior a este, uma vez que os vasos hilares são visíveis.
Figura II

A e B: TC da admissão com extensa consolidação nodular com 4,8 centímetros de maior diâmetro, no lobo inferior do pulmão direito, com broncograma aéreo na vertente superior e halo regular de densificação em vidro despolido. C e D: Reavaliação imagiológica um mês após o quadro, com resolução completa da lesão.
BIBLIOGRAFIA
1. Wagner A, Szahumin M, Hazlet K, et al. Radiologic manifestations of round pneumonia in adults. AJR Am J Roentgenol. 1998;178:723–726.
2. Camargo J.J., Camargo S.M., Machuca T.N., et al.: Round pneumonia: a rare condition mimicking bronchogenic carcinoma. Case report and review of the literature. Sao Paulo Med J, 2008, 126: 236-238.
3. Çimen D, et al, Case ofroundpneumonia: pulmonary infarct and a rare situation that is similar with the lung cancer. Clin Respir J. 2015 Oct;9(4):512-5.
4. Zylberman M, Cordova E, Farace G. Round pneumonia in adults, an unusual presentation of lung parenchyma infection: a report of two cases and review of the literature. Clinical Pulmonary Medicine. 2006;13(4):229-31.