Mulher, 80 anos, com hipertensão arterial e dislipidemia. Otalgia e hipostesia da hemiface esquerda com 15 dias de evolução, medicada em ambulatório com antibioterapia por suspeita de otite, sem resposta. Instalação progressiva de paresia facial, motivo pelo qual recorre ao SU. Objetivada paresia facial periférica esquerda grau IV de House-Brackmann, rash eritematoso vesicular na região V2 do trigémio, canal auditivo externo e pavilhão auricular, enantema do pilar amigdalino e assimetria do palato mole, sem outras alterações ao exame neurológico, admitindo-se provável Síndrome de Ramsay Hunt. Durante internamento constatada também xerostomia, disfagia e vertigem. Excluído atingimento ocular e coclear. Estudo analítico e TC cerebral, do ouvido e cervical sem alterações, exceto espessamento das partes moles do pavilhão auricular e amígdala palatina esquerdas. HIV negativo. Evolução favorável sob aciclovir, corticoterapia, cuidados oculares e reabilitação motora, mantendo, contudo, paresia facial grau III.
O Síndrome de Ramsay Hunt é uma complicação rara do vírus varicela zoster, na qual ocorre reativação da infeção latente no gânglio geniculado, como resultado de fatores imunossupressores.1 Corresponde a <1% dos casos de reativação da infeção. Equaciona-se, neste caso, a idade como fator imunossupressor. Embora raro, trata-se da segunda causa de paralisia facial não traumática.2 O diagnóstico diferencial inclui otite externa, nevralgia do trigémeo e paralisia de Bell, comparativamente à qual a paresia é geralmente mais grave e menos provável de recuperação.2 O diagnóstico é clínico, classicamente com otalgia, vesiculas auriculares e paresia facial periférica, nem sempre de instalação simultânea, podendo dificultar e atrasar o correto diagnóstico inicial como neste caso, com possível impacto no prognóstico, uma vez que o tratamento com antivírico e corticosteroide é especialmente eficaz se instituído nos primeiros 7 dias.1,3 Sobressai nesta doente o raro atingimento de múltiplos nervos cranianos (facial, vestibular, trigémio, glossofaríngeo e vago), apenas com recuperação parcial.
Figura I

Lesões vesiculares no pavilhão auricular
Figura II

Enantema e vesículas no pilar amigdalino; assimetria do palato mole.
BIBLIOGRAFIA
1. Sweeney CJ, Gilden DH. Ramsay Hunt syndrome. J Neurol Neurosurg Psychiatry. 2001;71(2):149-54.
2. Adour KK. Otological complications of herpes zoster. Ann Neurol. 1994;35 Suppl:S62-4.
3. Murakami S, Hato N, Horiuchi J, Honda N, Gyo K, Yanagihara N. Treatment of Ramsay Hunt syndrome with acyclovir-prednisone: significance of early diagnosis and treatment. Annals of neurology. 1997;41(3):353-7.