página inicial
|
corpo editorial
|
normas de publicação
|
sobre a revista
EN
|
PT
SÍNDROME PLATIPNEIA-ORTODEOXIA COM FORAMEN OVAL PATENTE NUM DOENTE COM PNEUMONIA INSTERSTICIAL GRAVE A SARS-COV-2. CASO CLÍNICO.
Casos Clínicos
Doenças Cardiovasculares
Autor(es) :
Marta Vaz de Matos1 (https://orcid.org/ 0000-0002-4736-9927),André Dias-Frias2, José Pedro Santos3, Nuno Silva Durão4 , Josefina Mendez5, Tomás Fonseca6
Instituições :
 + 
Data de Aceitação :
23-03-2022
Data de Publicação :
29-04-2022
ISSN :
2183-7546
RESUMO
A Síndrome de Platipneia-ortodeoxia (SPO) caracteriza-se por dispneia e hipoxemia em supinação que melhora em decúbito. Apresentamos um caso de SPO num doente após evolução fibrótica de pneumonia intersticial por SARS-CoV-2, associada a shunt intracardíaco. Homem de 80 anos, antecedentes de cardiopatia isquémica com fração de ejeção preservada; não fumador, sem história conhecida de patologia pulmonar ou doenças cardíacas congénitas. Quadro clínico inicial de febre, dispneia com insuficiência respiratória. Duas semanas após o diagnóstico, agravamento da insuficiência respiratória. Angio-TC a demonstrar lesões periféricas bilaterais em vidro despolido pan-lobar. TC de reavaliação com evolução fibrótica a sugerir pneumonia organizativa. Um mês após o diagnóstico, foi notado que a hipoxemia agravava em ortostatismo e melhorava em decúbito. Ecocardiograma transtorácico com contraste de soro salino, a revelar shunt direita-esquerda significativo através de Foramen Ovale patente. Assumido shunt intracardíaco com inversão esquerda-direita para direita-esquerda precipitada por hipertensão pulmonar por extensa pneumonia organizativa pós-COVID-19. Melhoria sob cinesioterapia e corticoterapia, com desmame de suporte ventilatório. À data de alta sem dispneia e com resolução de insuficiência respiratória (PaO2 69.9mmHg em ar ambiente e ortostatismo).  
Palavras Chave :
COVID-19; Foramen Ovale Patente; Ortodeoxia; Platipneia; SARS-CoV-2; Sindrome Platipneia-ortodeoxia.
[ Ver Artigo Completo ]
COMENTÁRIO DOS LEITORES
COMENTAR ESTE ARTIGO
CLASSIFICAR ESTE ARTIGO
IMPRIMIR ARTIGO